segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Composição Sobre a Arte

A Arte é literalmente o que move o mundo, pode ser encontrada em tudo o que nos rodeia pois tudo emite emoções, tudo é belo e tudo é original, único e transcendente.



Quando um Artista cria a sua obra de arte, este fá-lo com o intuito de comunicar aquilo que sente, de fazer passar uma mensagem, seja ela de liberdade ou revolta, clareza ou insipidez, tenta realizar aquilo que tem na sua mente, porém nem sempre o consegue, permanecendo a verdadeira obra de arte no interior da sua mente. Por vezes transfigura algo que viu, uma árvore, uma paisagem ou até uma pessoa mas, atribuindo-lhe emoções e sensações que muita gente não viu, materializando isso para a sua obra, mas, ao salientar esses aspectos, mostrando a quem não viu o que realmente lá estava, é então como um farol que guia os barcos por entre o nevoeiro que ao salientar todos aqueles aspectos, ao transfigurar a imagem que viu para a obra, ela parece que adquire outra forma pois, o artista tornou-a sublime e única ao recriá-la do modo que a sente e não do modo que a viu.


É impossível viver sem a arte, a arte é o meio mais remoto e intrínseco de o ser humano se expressar, é aquilo que nos faz ter uma melhor visão do mundo, revelando-nos aquilo que nós não víamos mas que estava lá, faz-nos querer viver só para ela, adaptando nossa vida em função dela e deixar todo o resto para ultimo plano, focando-nos apenas na beleza que ela emite, faz-nos sentir para além da capacidade humana, só ela nos dá aquele doce refugio que à tanto procurávamos, é através dela que nos expressamos quando as palavras nos faltam.


Tudo neste mundo se esgota menos a Arte, existirá sempre mentes única, criativas e originais que irão idealizar o impossível e concretizá-lo, toda a gente tem isso dentro de si mesmo sem o saber apenas ainda não o encontrou, pois toda a gente é dotada de paixão e criatividade tão próprios da arte, uns mais que outros, mas todos temos essas características.


A arte é simplesmente viver para o momento, sentir tudo o que existe para sentir, reter todos esse sentimentos e experiências e transfigurá-los, torna-los em algo seja qual for o seu aspecto, e mostrar aos outros para que também o possam sentir.


Escrevo isto tudo a partir da minha própria experiência com o desenho, a escrita ou a musica, pois é tudo belo e dotado de sentimentos e vivências, porém escrevi tendo sempre em mente a música, pois tenho consciência de algo tão intenso que sinto quando a faço seja só ou acompanhada, espantando-me como se pode sentir emoções diferentes sempre que se a faz, algo cada vez mais intenso, algo privado e paradoxal, que queremos manter para nós dado ao seu impacto abismal e sentimento intrínseco e pessoal, mas ao mesmo tempo querendo dá-la ao mundo expondo-nos por completo e revelando nosso ser.


Escrevi este texto o ano passado num teste de Filosofia sobre a Arte. No qual agora incluo o meu quadro Favorito de Salvador Dali onde ele claramente mostra que faz a sua arte com o próprio sangue que lhe corre nas veias. Todo ele é arte.

1 comentário: